Páginas

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

STOP MONSANTO - Milho guaxo invade lavouras de soja e eleva custos.



A dor de cabeça dos produtores na atual safra de verão 2013/14 começou com o surto da lagarta helicoverpa, mas não parou por aí.

P.S. A lagarta Helicoverpa é de estrutura genética etc. ... Lagarta-do-cartucho do milho no algodão ... Monsanto / Syngenta.

Um evento insólito está gerando uma preocupação a mais: as lavouras de soja estão sendo invadidas por milho em várias regiões do Brasil. Esse cereal, chamado de milho guaxo - designação usada para plantas que germinam sem serem cultivadas - é considerado planta daninha e tem afetado os custos de produção e pressionado as margens dos agricultores.

O problema, é que boa parte desse milho que tem nascido espontaneamente tem a tecnologia Roundup Ready (RR), da Monsanto, que o torna resistente ao herbicida glifosato. "Quando o produtor aplica o glifosato na lavoura, mata as ervas daninhas, mas não elimina nem a soja e nem o milho guaxo, já que ambos são RR".
A presença de milho guaxo RR já era notada em meio à soja desde a temporada passada, mas ganhou força nesta safra.

E como o milho foi se misturar à soja dessa maneira? A hipótese mais provável está ligada à "safrinha" do milho: durante a segunda safra do cereal, os grãos que se perdem na colheita (entre maio e setembro) ficam no solo e germinam junto com a soja, favorecidos pelas chuvas do início da safra de verão.

O uso de colheitadeiras antigas também pode colaborar para o aparecimento do milho guaxo. "Uma colheitadeira nova deve apresentar menos de meio por cento de perda mecânica [grãos que não são retirados de campo durante a colheita], enquanto em uma com 12 anos de uso, a perda sobe para até 8%. Desse total, supõe-se que pelo menos 4% dos grãos germinem".

A retirada do milho guaxo é necessária porque o vegetal compete com a soja por água, luz e nutrientes. Dados iniciais de uma pesquisa da Embrapa Soja apontam que a presença de duas a quatro plantas de milho por metro quadrado de lavoura de soja pode reduzir em até 50% o rendimento da oleaginosa.

Há ainda um entrave comercial: se permanecer até a colheita, o milho se juntará à soja, o que leva as tradings a aplicarem descontos nos valores pagos pela saca. Para extirpar o invasor, a solução é investir na aplicação de um graminicida, defensivo capaz de eliminar plantas de folha estreita, caso do milho transgênico ou convencional.

A polinização cruzada com fazendas vizinhas pode ter provocado a contaminação. O pólen de um milho RR pode viajar pelo vento e polinizar plantas de milho convencional ou Bt (resistente a lagartas). "O problema de milho guaxo RR tende a aumentar em todo o país, em função da própria ampliação do plantio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário