Páginas

sexta-feira, 5 de abril de 2013

“Outras Palavras”

 Sabem aquela frase; dito popular: O sujo a falar do mal lavado?!
Em meu ponto de vista, o “mau lavado” encontra-se em reforma intima; este procurando educar-se, enquanto o sujo nem se lava.

“Não vos enganeis; as más conversações corrompem os bons costumes.” — Paulo de Tarso.

Da mesma maneira, o viajante, no fundo de um vale nevoento, não pode ver a extensão nem os pontos extremos da sua rota; mas, chegando ao cume da montanha, seu olhar abrange o caminho percorrido e o que falta percorrer, vê o final da sua viagem, os obstáculos que ainda tem a vencer, e pode então escolher com mais segurança os meios de atingi-lo.

A conversação menos digna deixa sempre o traço da inferioridade por onde passou, tanto para o agredido quanto para o agressor. 

A atmosfera de desconfiança substitui, imediatamente, o clima da serenidade. O veneno das investigações doentias, ainda mais quando falseadas pela ignorância de quem as profere; Espalha-se com rapidez.
Depois da conversação indigna, há sempre menos sinceridade e menor expressão de força fraternal.

Em seu berço ignominioso, nascem os fantasmas da calúnia e inveja que escorregam por entre as criaturas “santamente” intencionadas, tentando a destruição de lares honestos; surgem as preocupações inferiores que espiam de longe, enegrecendo atitudes respeitáveis; emerge a curiosidade criminosa, que comparece onde não é chamada, emitindo opiniões desabridas, induzindo os que a ouvem à mentira e à demência.

     
“Votre parfum ressemble a une masque que vous portez pour masquer votre odorat, tout votre être.”


Educando-me estou por educado estar. Pura e simplesmente no Presente do Indicativo Constante.

Meus Melhores cumprimentos,
Ilídio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário