Páginas

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Our Common Future - DOC. II


COMISSÃO TÉCNICA NACIONAL DE BIOSSEGURANÇA
EXTRATO DE PARECER TÉCNICO Nº 1.278/2008


- A Syngenta Seeds Ltda. solicita à CTNBio autorização para conduzir liberação planejada no meio ambiente de milho geneticamente modificado tolerante ao glifosato. (Glifosato (Round-up, Glifosato Nortox); Pentaclorofenol; Derivados do Ácido ... A mistura de 2,4 D com 2,4,5 T é o agente laranja. (MOSANTO em PETROLINA)

AGENTE LARANJA – Usado na Guerra do Vietnã, foi produzido com inadequada purificação, apresentando teores elevados de um subproduto cancerígeno da síntese do 2,4,5-T: a dioxina tetraclorodibenzodioxina. (Agente Laranja, cujo uso deixou sequelas terríveis na população daquele país e nos próprios soldados americanos.)

P.S. “A CTNBio, a par da condução de experimentos de liberação planejada no meio ambiente, recomenda que sejam conduzidas avaliações de impacto do evento transgênico na saúde humana e animal, bem como no meio ambiente onde se realiza o experimento, consideradas as características dos ecossistemas.”

- A BASF S.A. solicita à CTNBio parecer técnico para exportar para a Alemanha 1,5 kg de farelo de soja geneticamente modificada tolerante a herbicidas do grupo químico das imidazolinonas, com a finalidade de efetuar análises laboratoriais.


- A Embrapa Soja solicita à CTNBio parecer técnico para exportar para o Japão 3,0 kg de sementes de soja geneticamente modificada do grupo químico das imidazolinonas, para a realização de ensaios de campo com fins de pesquisa pela BASF Agro Ltd., localizada em Tokio, Japão. O envio do material será via serviço de courrier (porta-a-porta). A CIBio da BASF S.A. (CQB 031/97) dará todo suporte necessário durante o envio e recebimento do material. O OGM a ser exportado será enviado em saco duplo de algodão firmemente fechado e receberá identificação nas embalagens interna e externa. O saco de algodão será embalado em caixa claramente identificada com símbolo de risco biológico e com a descrição da amostra.


- Centro de Pesquisa da Du Pont do Brasil S.A - Divisão Pioneer Sementes em Palmas –TO (Toda área destinada ao plantio de OGMs é cercada por pasto) para desenvolver atividades de liberação planejada no meio ambiente, transporte, avaliação do produto, descarte e armazenamento de plantas (Milho (Zea mays L.) e Soja (Glycine max) tolerante a herbicida e resistente a insetos) geneticamente modificadas pertencentes a classe de risco I.  

A área é vigiada 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados, não havendo assim qualquer possibilidade de plantas ou parte delas serem carregadas ou levadas para algum local que possa trazer riscos. As unidades da Pioneer e atividades de campo seguem rigorosamente as normas internas e externas de segurança de acordo com os procedimentos do programa de segurança SHE (Safety, Health and the Environment).

P.S. Em caso de necessidade, o atendimento é realizado no Hospital Geral de Palmas –TO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário