Páginas

domingo, 30 de outubro de 2011

It's a long long long long way

Ah! estas assembleias, são tantas as observações apontadas, são aulas para um eterno aprendiz. Falando em “aulas”, fui questionado sobre onde seria o local, a sala de estudos deste conselho. Respondo de imediato: Café Parque. Sim, parque porque tem brinquedos no park, em frente ao café. Simples assim. E veio mesmo bem a calhar, é onde ficam os pupilos a brincar enquanto os seus pais reúnem-se em resenha. É neste café onde come-se “manteiga de gente fina”, essa só tem aqui do lado, indo a norte, na vizinha Esposende. Adorável senhora. Amabilíssima! Gentileza e simplicidade é tudo.

Contudo, dar-se início ao nosso bem estar em conviver, nossas conversas e seus ene`s assuntos, como sempre acompanhadas por hinos, taças, (eu como sempre vou de C.S.A.) várias prosas, até poesia.
Estas, vem de senhores mais experientes, sábios condutores nas estradas da vida. (Sábios por resultado de convicção pessoal que os sábios podem ter como indivíduos, independente de sua condição de sábios, “títulos “). Onde dentre estes eu ,sou o mais jovem.

Bem, e como já sabíamos, mas só fora confirmado mesmo nesta, é que três entes queridos de dois dos membros do conselho vão imigrar. Um casal, onde a filhota deles fica com os avós até o reencontro com os pais, estes vão para o Brasil, Belo horizonte precisamente e o outro amigo para Angola. Este, se não estou enganado é no ramo Têxtil. Não importa ou importa, enfim, isto é apenas o reflexo da situação económico - social - financeira ruim em que nos encontramos hoje.

Eng. Civil e Telecomunicações, Arquitetura e Urbanismo vem em acessão no mercado Brasileiro. Angola se não estou enganado é o Têxtil.
O “Dido” vem a um ano trabalhando como engenheiro sem contrato efetivo, com descontos a “recibos verdes”,( assim também eu na enfermagem) ciente que o mercado da contrução civil caiu de maneira brutal, não só este (mercado) como de outros dezenas. alguns ainda vem sobrevivendo, mas desesperançados com relação ao próximo ano. Complicado! Vejo-me assim também. por hora ainda respiro, mas matematicamente falando, a soma do produto final é negativa, os encargos estão cada vez mais sufocantes e clientes mal pagadores e não pagadores contribuem para o fecho.

Ele esta constantemente a enviar currículo para as empresas no Brasil, conversamos muito a respeito e deixei-lhe alguns indicativos a seguir, é mais um que provavelmente vai deixar a terra natal, pelos mesmos motivos que os demais. Vejo os de hoje refazendo o caminho que nossos avós e pais fizeram num passado não muito distante, sei que toda aquela promessa da UE, suas diretrizes e seus mandatários, não passavam e não passam de engodo, eles também reconhecem hoje este engodo. Falam mesmo até com uma certa vergonha, não queriam embarcar nesta, queriam mesmo trabalhar e produzir em Portugal. Eu compreendo bem o que dizem e o que sentem neste momento e de ambos os lados.
Porém, incentivo-os a irem, que tenham coragem e acima de tudo, fé.

Em tempo, dando continuidade ao sarau, o fluir da conversação estende-se entre mais taças e hinos, versos e prosas, e é nestas que nos lançamos a temas, tais como: Felicidade, o sucesso, o amor, o dinheiro, o trabalho, os sonhos, a vida em seu todo.
Estes, acompanha-nos desde sempre. Não a hoje alguém que diga o contrário, em qualquer conversa seja aqui ou acolá, estes temas sempre estão presentes.
Dizem: “ Tudo que é bom acaba”. Não sei bem, pois é na convivência com estes que percebo quase sempre que todos nos chegamos e alcançamos sucessos nas nossas empreitadas, alegrias, cultura, educação, intelecto, constituição de famílias, IN-famílias e ainda com muita saúde e continuamente vivos sempre.“It's a long long long long way”
Cada um com os que lhes foi atribuído, conquistado, seja por meio do esforço próprio, seja por bem aventurança, enfim. Os testemunhos são evidências mais que suficientes.

Partindo de um ponto de vista subjectivo, alcançado os objetivos, assim chamado por muitos, com relação aos temas citados acima, chagamos então ao fim?
É quando chegando então ao apogeu o homem pensa; Foi tão fácil conseguir? Sim ou não? Pois, Bem isso! Já lá esteve, já lá esta? Agora pergunta-se, e dai? A um breve silêncio, cada um com seus botões.( este silence, induz-me a uma
aquiescência Faz lembrar-me Raul em Ouro de Tolo, Como também Chico e Milton em Cálice, Tipo; Cidadão comum a la Belchior).

vê-se entre uns e outros, no indivíduo, cidadão e as historias de vida, passagens, fragmentos. "Revelações" e como sempre surpreendentes. "BUM" Como somos mesmo iguais. Independente do dialeto, cor, credo, etinía, somos produto da mesma essência orgânica, divina, intelectual; Adjacências.
Alguns atuam em polos “IN”, outros “OUT”, outros ambos. (Kaibailon)
”A medida proporção destes depende sempre da mens sana corpore sano”. E assim vai dando-se forma e continuidade ao ser, uno ou coletivo
.
O indivíduo e suas conquistas são continuas, não cessa. É uma Lei

Então como só posso responder por mim, pois o homem é o exercício que faz e como foi eu a expor estas digo; E dai é que lanço-me novamente a vida, o que conquistei fez e faz parte do progresso, não detenho-me única e exclusivamente no ponto de vista de minha especialidade ou especialidades adquiridas.

Todo homem que dedica-se a uma única especialidade escraviza a ela suas ideias. Afastai-o do assunto ao qual ele domina e ele quase sempre se confundirá. É esta ainda a fragilidade de muitos.

Ideologia onde andas, onde estão teus seguidores, qual lado encontrar-te-ei? Meus heróis morreram de overdose.
Há uma quase unanimidade nas replicas e treplica de cada um dos presentes sobre minha narrativa, não fugindo muito ao conteúdo exposto, chegamos bem a entender que o que valeu mesmo foi o caminho trilhado, suas curvas e derrapagens, os desafios de mais uma trip, esta que ainda estende-se, das experiências que vivemos, quantos conceitos já revistos, outros tantos a rever, a refutar. E assim segue, também tenho cá meus botões!

E já as tantas, (an old song, a la Chico "Suspirando pelas alcovas") a descer a rua da lapa caminhando, destino ignorado, mas com a continuação sempre de bons fluidos, com pessoas INgente, segue a harmonia.



Com uma noite mansa e não tão fria, a prosa faz-se outra vez poesia, agora não a cantos e as taça por hora deixamos vazias.

As rizadas com euforia, testemunham alegria de um bem a guardar.

"E era assim: Tinha arrebol ao nascer"





Nenhum comentário:

Postar um comentário