Páginas

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Comunicação

A comunicação nos relacionamentos é uma ferramenta indispensável para a construção do bem-estar psíquico do indivíduo. Esta peça é condição sine qua non (sem a/o qual não pode ser) para o fortalecimento das necessidades, troca de ideias, ideais, opiniões e ponto de vista; ao mesmo tempo é algo complexo e exige um exercício de paciência, autocontrole e, acima de tudo, uma vontade extrema de construir a relação, a partir de uma perspectiva humanista.

Os indivíduos em sociedade são educados desde cedo sobre o direito de resposta e exposição de ideia antes de atacar compulsivamente o seu próximo. Atuando individualmente ou em pequenos, é essencial a habilidade pessoal para enviar, receber e interpretar as informações com precisão na fidelidade e força da palavra.

Para a compreensão do outro, o homem precisa de ser entendido e de entender os demais. Nos relacionamentos, a comunicação não é transparente (no sentido lato da palavra), pois cada cônjuge interpreta as situações quotidianas, de acordo com as suas experiências pessoais, preconceitos, estereótipos, crenças, desejos e sentimentos.

Quando, por exemplo, um dos cônjuges exprime as suas ideias sobre determinado assunto, o outro (a) mantém uma expectativa: Será que ele (a) vai lembrar que sou importante? Se ele (a) pensa isso, é porque realmente não gosta de mim! Ele (a) deve agir propositadamente para me magoar!

Deste modo, aquilo que o cônjuge contar, a mensagem expressa é somente uma parte da comunicação, pois ela pode ser entendida e recebida pelo outro (a) de maneira diferente. Pode, por vezes, moldar-se um cenário imaginário, antes mesmo de o outro (a) terminar o seu raciocínio. Este processo ocorre, a maior parte das vezes, de forma inconsciente, e o indivíduo sente-se incapaz de controlar tais pensamentos.

Em outras palavras, pode-se dizer que a ansiedade casual antes de qualquer troca expressiva domina as ações, os pensamentos, os ideais e as frases de quem escuta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário