Páginas

quarta-feira, 12 de março de 2014

Standard & Poor`s no Brazil


Em tempo, observado percurso da standard & poor`s no Brazil. – Pauta: Brasil vai ou não ‘cumprir suas obrigações fiscais’, se o ‘governo é ou não confiável’, ‘se a política econômica está ou não no caminho certo.’ - Sendo uma agência de risco, desembarca seu focinho tecnocrático para vasculhar até que ponto as contas do governo garantem o pagamento de juros aos rentistas da dívida pública. A semelhança com as missões do FMI, ou os atuais comitês interventores da Troika, na Europa, não é coincidência. O espírito é o mesmo.

Recordatório - Em 2011 um ‘alerta’, a S&P mais uma vez adotou um peso político relevante em suas avaliações ao colocar a nota de 15 países da Zona do Euro, que inclui as economias mais forte do bloco, como Alemanha e França, na lista de observação negativa. Tal comunicado foi de certo modo, um aviso aso políticos sobre alterações no ‘tratado’ do grupo e uma maior integração fiscal. (O capital pode ser volátil; as políticas fiscais, não.) incluído sanções a países que não cumprirem com as metas estabelecidas.

Este ‘alerta’, semelhante ao que ocorreu com os EUA, (No início de 2013, o Departamento de Justiça norte-americano abriu um processo por fraude contra ela. Foi o primeiro grande processo contra uma agência de risco por sua cumplicidade com as práticas de mercado que resultaram na explosão da bolha imobiliário nos EUA, em 2008, e que acionaria o gatilho da maior crise mundial do capitalismo desde 1929.) as classificações as S&P parecem muito mais uma posição contrária a quaisquer tentativas de reversão da crise do que um alerta concreto a seus ‘clientes’. Os governos não aceitaram bem o anúncio, sendo que o ministro de relações exteriores da França, considerou a atitude como uma ameaça.

Os interesses que movem os ternos negros em todo o mundo são os mesmos. A mídia isenta não concebe a hipótese de a ‘S&P’ decepcionar.
Governo espera trégua da Standard & Poor's - Ministério da Fazenda
https://www1.fazenda.gov.br/resenhaeletronica/MostraMateria.asp?...
... Poor's. Valor Econômico - 12/03/2014 ... Com a reação, acredita-se que a S&P dará uma trégua ao país até para ver se a meta fiscal vai ser mesmo cumprida.



Hoje, depois da última reunião com ‘empresários’ a S&P não pronunciou nenhum relatório sobre o que se tenha discutido. Até então a mídia não pronunciou-se sobre tal. Porém, já é sabido que: Para melhorar as contas fiscais, o governo atrasou neste início de ano os pagamentos às empresas que constroem as habitações destinadas às famílias de renda mais baixa inscritas no Minha Casa, Minha Vida, o principal programa da presidente Dilma Rousseff. No mesmo mês em que recebe a visita da agência de classificação de risco Standard & Poor\'s, que colocou a nota do País em xeque pela desconfiança em relação às contas públicas, a equipe econômica tem recorrido ao mesmo artifício que usou para fechar as contas do ano passado: segurar os repasses feitos aos bancos oficiais do dinheiro destinado a pagar as construtoras de acordo com a execução das obras.

O apetite do capital rentista utiliza regularmente a matilha carimbadora de ‘ratings’ para devolver governos e nações à disciplina dos bons supridores de juros ao capital financeiro. (Aluno Modelo da América Latia) Não importa a que custo para a sociedade.



Recorda-me Saramago – “Se começássemos a dizer claramente que a democracia é uma piada, um engano, uma fachada, uma falácia e uma mentira, talvez pudéssemos nos entender melhor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário